
Existem algumas coisas que você não quer ouvir sobre marketing digital, mas precisa. Vamos ver 8 delas a seguir.
1. Por vezes você vai precisar de dinheiro para impulsionar as redes sociais
Você quer estar nas redes sociais. No entanto, empresas como Twitter, Facebook e LinkedIn fazem mudanças importantes para melhorar a experiência do usuário.
A verdade é uma só: o alcance orgânico está diminuindo.
Você tem poucas chances de suas postagens aparecerem nos feeds de notícias das pessoas, a menos que promova suas postagens. A boa notícia é que mesmo com um orçamento pequeno você pode obter ótimos resultados.
2. Certas métricas não te levam a lugar nenhum
Ao fazer qualquer coisa online, você deve vincular suas campanhas a métricas-alvo que gerem diretamente um valor em dinheiro – ou que, pelo menos, tenham uma grande chance de gerá-lo.
Então, em vez de se concentrar apenas na quantidade de curtidas e seguidores que você tem, identifique as métricas mais importantes, como solicitações de orçamento, visitas a landing pages e inscrições de e-mail.
3. Se mantenha atualizado, sempre!
Se você lida com marketing digital, não pode ter preguiça! As coisas mudam todo o dia, e você tem que estar atualizado para não ser passado para trás neste mercado.
4. Críticas negativas podem acabar com sua reputação
As críticas negativas afetarão sua reputação, a menos que você solicite ativamente por boas. Dito de outra forma, você precisa continuar aumentando seu volume de avaliações.
A maioria das pessoas que tem uma experiência agradável ou positiva provavelmente guardará isso para si, a menos que você pergunte diretamente.
Lembre-os de que a opinião deles é importante para você e verá boas avaliações surgindo.
5. Colete dados sem parar
Sim, marketing digital é um processo trabalhoso e contínuo. Meça ativamente seu desempenho de marketing digital e aprender com ele.
Defina metas para melhorá-las, e ajuste sua abordagem até indicadores-chave de desempenho melhorem de forma confiável.
6. Pode acontecer de ninguém ler seu conteúdo
É possível obter muito tráfego, mas ainda assim ter engajamento zero em seu site.
Isso acontece porque:
- Você não compartilha o conteúdo que cria;
- Não fez pesquisa de palavras-chave;
- Você não está agregando valor ao seu cliente;
- É difícil de ler ou mal otimizado.
Por isso, corrija estes fatores para ter mais engajamento.
7. Você não tem tráfego
Isso pode acontecer porque:
- Seus esforços de SEO estão errados;
- Anúncios pagos não estão otimizados;
- Você tem problemas no site;
- Seu nicho não recebe muito tráfego;
- Ninguém está interessado ou procurando pelo seu produto.
8. Você não está e dedicando o suficiente
Dentre as coisas relacionadas ao marketing digital, se você pensou que era só sentar e esperar que as vendas acontecessem por si só? Pensou errado.
É necessária muita dedicação para fazer o marketing digital dar certo. Então, se dedique mais a partir de hoje.